7 de set. de 2011

Programa Mais Educação em São Luiz Gonzaga ... agora é para valer.

          Restituir a condição de ambiente de aprendizagem da comunidade e transcender à escola como único espaço de aprendizagem representa um movimento de construção de redes sociais e de cidades educadoras. A comunidade e a cidade apresentam diferentes possibilidades educacionais e de construção de conhecimento por meio da observação, da experimentação, da interação e, principalmente, da vivência.
         Este ano, 15.018 escolas públicas do país passaram a oferecer educação integral, por meio do programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Do total, 5.256 participam do programa pela primeira vez. Todas as novas escolas são de ensino fundamental.
         Desde a criação do Mais Educação, o número de estudantes atendidos em tempo integral em escolas públicas é crescente. Passou de 386 mil, em 2008, para 2,2 milhões, em 2010; este ano, 3 milhões de alunos poderão estudar em escolas de educação integral. A estimativa de recursos aplicados é de R$ 574 milhões.
           Para participar, as escolas elaboram um plano de atendimento e recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Escola) para desenvolver atividades com os estudantes. O dinheiro é depositado na conta da escola, em cota única, para aquisição de materiais, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores.
          Em média, cada escola recebe R$ 37 mil, para aplicar nos 10 meses letivos. O cadastro dos alunos é que determina o valor do repasse. A inclusão de dados é feita no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). Após a avaliação, pelo ministério, de cada plano de atendimento das escolas, os gestores devem acessar o Simec para gerar o plano geral consolidado de seu município e ou estado e enviar para a coordenação do Mais Educação, via correios, o documento devidamente assinado.
           As escolas da rede municipal de São Luiz Gonzaga que aderiram ao programa, Érico Veríssimo, Ernestina A. Langsch, Boa Esperança, Francisca Lencina, José Bonifácio e Centenário, já estão com seus planos de atendimento aprovados e com os recursos financeiros liberados em suas contas.
              No dia 26 de agosto, na sala 07 do Ginásio Santo Antônio de Pádua, reuniram-se os diretores e os coordenadores das referidas escolas para tratar sobre a abertura oficial do Programa Mais Educação que acontecerá no dia 05 de setembro a partir das 14 horas. A reunião foi coordenada pela assessora pedagógica Julieta Schuquel de Oliveira, da SEMECT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário